Desporto, Saúde e Diabetes lado a lado em episódio especial do Europarque Running
Lado a lado com o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV) e os Agrupamentos dos Centros de Saúde EDV, Feira/Arouca e Aveiro, dia 19 de novembro, às 10h, desporto e saúde unem-se para um episódio especial do Europarque Running sobre a diabetes onde todos são convidados a dar os primeiros passos rumo à “magia da superação”.
O desporto como maior aliado da saúde. É este o mote que incentiva o episódio especial do Europarque Running sobre a diabetes e que surge como resposta a uma tendência crescente para um estilo de vida sedentário, isento da prática desportiva regular.
De acordo com o relatório “Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional”, por dia são detetados cerca de 150 novos casos de diabetes e quase metade dos doentes com esta patologia (40%) não sabe que a tem, permitindo a progressão silenciosa da doença e das suas complicações.
Números que, para Luís Andrade, Diretor do serviço de medicina interna do CHEDV, devem-se essencialmente a um estilo de vida sedentário. “Cerca de 13% da população adulta nesta região Entre o Douro e o Vouga tem diabetes e isso deve-se, entre outros fatores, a um descuido com a alimentação e, sobretudo, a ausência da prática regular de exercício físico”, salienta.
Uma tendência que chega a gerações cada vez mais novas. De acordo com Luís Andrade, “Estamos a viver uma época em que os miúdos são estimulados a uma vida sedentária. São necessárias mais iniciativas que as voltem a puxar para a prática desportiva”.
Contudo, alerta o Diretor do serviço de medicina interna do CHEDV, mais 90% dos casos da diabetes tipo 2 são reversíveis com a mudança de estilo de vida. “Em muitos casos a diabetes tipo 2 pode ser combatida com um estilo de vida equilibrado que concilia uma boa alimentação com a prática regular de exercício físico”.
Europarque Running: O espaço onde a saúde encontra a magia da superação
É neste sentido que surge o Europarque Running, uma iniciativa ímpar na região e que merece o elogio do Diretor do serviço de medicina interna do CHEDV. “O Europarque Running tem uma mensagem muito positiva que incentiva a um estilo de vida ativo e saudável e nós clínicos associamo-nos a essa mensagem”.
Realizado todos os domingos, às 10h, no Europarque, o Europarque Running pretende promover a prática da atividade física dentro da comunidade feirense. Com 7 ritmos diferentes desde a caminhada aos vários níveis de corrida, passando pelo Fit Kids e sempre orientado por professores do HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais, na Cidade dos Eventos todas as metas e objetivos são bem-vindos a uma manhã ativa tão única quanto desafiante.
Por promover o desporto para toda a família, o Europarque Running representa uma mensagem que Luís Andrade considera “muito importante porque cria hábitos saudáveis para todos. Os filhos incentivam os pais e os pais criam rotinas saudáveis na vida dos filhos”.
Numa manhã única repleta de desporto, convívio e boa disposição, dia 19 de novembro, a Unidade de Diabetologia do CHEDV e as Unidades Funcionais de Diabetes de Entre o Douro e Vouga vão ser o “pacer” da Caminhada, num gesto simbólico que pretende inspirar todos os participantes a adotar um estilo de vida ativo e saudável, fortalecendo a ligação entre a saúde e o desporto.
“A mensagem que o Europarque Running transmite é fundamental e merece ser amplamente divulgada pelo impacto positivo que pode ter na vida de milhares de pessoas”, conclui o Diretor do serviço de medicina interna do CHEDV.
A 7ª temporada do Europarque Running traz consigo novos desafios e a ambição de fazer mais e melhor pela saúde dos seus participantes. O episódio especial sobre a diabetes pretende passar a mensagem que a “magia da superação”, mais do que uma expressão é um estilo de vida.