Em que consiste?
O Europarque Running pretende promover a prática da atividade física dentro da comunidade feirense, todos os domingos, no Europarque, um espaço de excelência.
Os treinos são acompanhados pelos profissionais do HMC Sports — Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira.
Diferenciamo-nos pelo desporto ao ar livre, pela prioridade dada aos “peões a alta velocidade”, pelo ambiente divertido e descontraído nos jardins do Europarque e, acima de tudo, pelos níveis de prática ajustados a cada participante.
O que fazer para participar?
Basta apareceres às 09h30 no meeting point situado no exterior do Europarque e participar.
Como funciona?
Os treinos são constituídos por 3 fases: 1.º aquecimento; 2.º corrida/caminhada; 3.º relaxamento.
Posso trazer os meus filhos?
Sim, inclusive existe um ritmo criado especialmente e pensar neles: Fit Kids
Qual o custo de participação?
Nenhum, não qualquer tipo de custo associado. A participação é totalmente gratuita. Só tem de aparecer e participar!
Procuramos sempre manter atual e vivo o conceito que deu origem ao Europarque Running: promover a saúde através da atividade física.
Já estamos na 8.ª temporada, cujo lema é “a nossa história é infinita”, com o objetivo de mostrar que conseguimos fazer mais por nós e pela nossa saúde. Já são oito anos a servir de inspiração à formação de grupos de corrida, e a atingir um lugar muito importante na vida semanal das centenas que se juntam a nós semana após semana.
Faça chuva ou faça sol, o ponto de encontro é sempre no exterior do Europarque às 09h30!
Aqui estão eles:
Venha experimentar!
Partilhamos contigo testemunhos inspiradores de alguns “runners” que fazem parte desta família.
O amor que (n)os une!
Estão casados há 28 anos e, para lá de todas as paixões que os unem, há uma em particular que faz o seu amor sprintar ao som do coração: o amor pela corrida.
Vergílio Teixeira, “Gil” para amigos e conhecidos, e Cláudia Teixeira são um dos muitos casais que compõem semanalmente o Europarque Running e que fazem do desporto uma prova de superação em casal.
Um amor que floresceu em 2017 e que, na base do “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, conquistou o coração do casal. De uma “luta diária de sacrifício e determinação” nasceu uma paixão entusiasmante pela corrida, que se transformou não apenas num estilo de vida saudável, mas, sobretudo, numa jornada de cumplicidade e superação.
Como nos confessam Vergílio e Cláudia, a cada quilómetro percorrido juntos, ambos aprendem a encorajar e a confiar um no outro, a enfrentar desafios e a celebrar cada pequena vitória. Assim, a corrida, tal como o seu casamento, não se tem revelado apenas um compromisso, mas sim um símbolo do apoio mútuo e da união que constroem diariamente.
Junta-te a nós na celebração deste amor que nos une à magia da superação.
No “vício” da corrida, a paixão pelo desporto. É desta forma que Ricardo Matos aguarda ansiosamente pelos domingos de convívio no Europarque Running.
Presença fiel na Cidade dos Eventos, o atleta admite que energia coletiva torna os domingos de desporto ainda mais convidativos: “Acordo com vontade de vir para o Europarque Running conviver com a multidão de pessoas que lá vão para se divertirem e fazer desporto”.
Por todos os motivos e mais alguns, vir correr ao Europarque tornou-se parte da rotina de Ricardo. “Adoro fazer desporto todos os dias e ao domingo sabe-me bem participar no Europarque Running para terminar a semana em grande”.
Depois do treino… fica a vontade de ser domingo de manhã novamente. “Depois do treino sinto-me relaxado, satisfeito e, sobretudo, com muita vontade de voltar novamente”.
Assim é a magia da superação!
Foco, determinação e vontade de ser cada vez melhor: assim é feito o dia-a-dia de Rossana Ferreira, desde 2019.
Com foco no desporto e bem-estar, a atleta confessa que o Europarque Running já é um hábito tão enraizado que é imprescindível para a sua rotina: “Passar a manhã de domingo a fazer desporto é a melhor estratégia para iniciar a semana com mais energia e determinação”.
Desta forma, o Europarque Running desempenha um papel importante para manter Rossana focada nos seus objetivos, ao mesmo tempo que aumenta a sua autoconfiança e a prepara para “enfrentar os obstáculos do dia-a-dia, com mais leveza e segurança”.
Um compromisso com o desporto que é selado pelo prazer da corrida: “O sentimento que fica após o treino é de satisfação, orgulho em mim mesma por manter a disciplina e o foco”.
Por tudo isto, Rossana deixa o conselho: “Se queres viver com saúde e ter mais resultados na tua vida pessoal e profissional, muda os teus hábitos e vem fazer parte do Europarque Running”.
Assim é a magia da superação!
Os primeiros passos rumo ao objetivo!
António Joaquim participa no Europarque Running quase desde o início e, de lá para cá, confessa que tem sentido mudanças significativas no seu dia-a-dia.
Para o atleta não há dúvidas, vir correr aos domingos de manhã ao Europarque é essencial para o seu bem-estar: “O Europarque enche-me o corpo e a alma de energia”.
Há um antes e um depois do Europarque Running, afirma António que confessa que antes de se juntar ao grupo nunca tinham grande vontade de correr: “Haver aquecimento e alongamentos administrados por profissionais foi o que me motivou a participar”.
Autodeterminação e superação são o mote que motivam o desportista. “Depois do treino sinto-me rejuvenescido por ter conseguido superar mais um desafio apesar da idade”, garante.
Por isso, António deixa um conselho a todos que queiram dar os primeiros passos no mundo do desporto: “Experimentem e verão a diferença!”.
Assim é a magia da superação!
A adrenalina e o convívio com amigos foram as razões que trouxeram Adriano Oliveira ao Europarque Running. Seis anos depois, o atleta garante que “preservar a saúde física e mental é a principal razão” que o traz aos domingos ao EUROPARQUE.
“Fica uma sensação de dever cumprido, uma sensação de libertação completa para quem trabalha durante uma semana, nada melhor do que escolher um domingo de manhã para poder respirar da melhor maneira”, explica.
Adriano não prescinde do Europarque Running que considera “um bom vício” que lhe permite alcançar “uma enorme autoconfiança” e admite “que é a mesma coisa que tomar um comprimido ao domingo para aguentar toda a semana”.
“Somos sempre mais fortes”, resume. E as razões para passar o domingo de manhã no Running são muitas: “existem opções para todos”, “os grupos são bem definidos”, “os professores são qualificados para o efeito”, isto “para além de ser gratuito”.
O atleta deixa o conselho, “não existe nada mais precioso do que o nosso bem-estar, tanto a nível físico como psíquico”.
Assim é a magia da superação!
Há quase 3 anos foi convidada a vir participar no Europarque Running por uma amiga e, de lá para cá, correr passou a fazer parte da sua vida. Assim começou a história de superação de Ivete Santos.
“O que me motiva a ir ao Europarque Running é o convívio, o acolhimento e a boa disposição dos professores que nos ajudam e incentivam a dar sempre o nosso melhor”, afirma a atleta.
Uma rotina que já faz tão parte do seu dia-a-dia que Ivete já não sabe o que é passar um domingo sem fazer desporto: “Quem me conhece sabe que as minhas manhãs de domingo são inegociáveis, é um tempo que eu tiro para mim”.
Por essa razão, não há nada que se compare aos momentos vividos no Europarque Running. “Cada bom dia, cada sorriso e cada abraço que recebo fazem-me um bem que nem imaginam e isso não tem preço”, confessa-nos.
Por tudo isto, para Ivete Santos, “passar as manhãs de domingo no Europarque Running significa muito mais do que cuidar da saúde e aparência física, tornou-se uma terapia para mim”.
Assim é a magia da superação!
No convívio do desporto, a alegria do bem-estar. É assim que a nossa atleta Ana Ribeiro encara os domingos em “família” no Europarque.
Há cinco anos a correr na nossa companhia, Ana confessa que aquilo que a motiva é, para além do desporto, o convívio e a boa disposição: “Aquele bocadinho ao domingo de manhã é o meu pedacinho de céu, sou feliz e tenho a certeza que faço muitas pessoas felizes”.
No final do treino, fica o sentimento de dever cumprido e a motivação para o recomeço da semana. Os objetivos, esses, são renovados a cada domingo sempre com o intuito de fazer “mais e melhor”.
Embora sozinha no início, Ana garante que agora vir correr ao domingo de manhã é uma paixão partilhada: “Já consegui levar o meu filho mais velho e uma amiga a vir treinar comigo. Vimos treinar juntos há mais de dois anos”.
Por tudo isto, para Ana Ribeiro, “um domingo sem Europarque Running não é domingo”, faça chuva ou faça sol.
Assim é a magia da superação!
De metas e desafios se faz a rotina de um “runner”, que o diga Gisela Avelar, nossa atleta há mais tempo do que aquele que se consegue lembrar.
Para Gisela, os domingos de manhã já têm hora e local marcado: o Europarque. O motivo é fácil de explicar: “Quero superar os meus objetivos e a motivação que os professores nos dão é fundamental para concretizar as minhas metas”.
Participar no Europarque Running é, por isso, mais do que um compromisso, um modo de vida. “Sinto que psicologicamente ajuda-me imenso a descontrair, a esvaziar os pensamentos e dá-me força para depois começar a semana”, confessa a atleta.
Para quem ambiciona sempre mais e gosta de se desafiar a si próprio, ter metas reais e atingíveis é fundamental. É isso que Gisela Avelar encontra na nossa companhia: “Conseguir atingir os objetivos a que me propus (correr 8km em ritmo moderado) é um sentimento de dever cumprido que apenas achava ser possível para os outros”.
Assim é o dia-a-dia de superação dos atletas que fazem do Europarque Running uma rampa de lançamento para alcançar os próprios objetivos.
Assim é a magia da superação!
Para uns o tempo passa a correr, para outros, a caminhar.
É este o caso de Elisa Botelho que “há largos anos” não abdica de participar nas caminhadas do Europarque Running. Um hábito que se faz sentir no seu dia-a-dia: “Venho todos os dias ao Europarque. Das 08h30 às 10h30 aqui estou eu a caminhar”.
A satisfação do desporto e a alegria do convívio são os fatores que motivaram Elisa Botelho a ser presença constante no Europarque Running.
Num período mais delicado da sua vida, foi a alegria do desporto que a fez reencontrar o equilíbrio que precisava, confessou-nos: “Estar cá mudou o meu psicológico, arrebitou-me um bocadinho numa altura difícil da minha vida”.
Energética e bem-disposta, Elisa procura incluir sempre desporto na sua rotina diária. Na sua… e na das suas amigas: “Algumas queixam-se que lhes dói isto e aquilo e eu digo-lhes «se começares a caminhar, vais melhorar», eu já não quero outra coisa”.
Teresa Capelo é uma atleta feirense que em 2023 se aventurou, pela primeira vez, a correr uma meia maratona. E não foi numa qualquer… Foi na nossa, na Meia Maratona da Primavera, em Santa Maria da Feira!
Apaixonada pelo desporto, começou a dar as suas primeiras corridas connosco, no Europarque Running.
Confessou-nos que para além de conciliar o descanso com os treinos curtos, mas intensos e do reforço muscular e mobilidade, não descura os seus treinos de distância ao domingo, no Europarque. São essenciais para quem gosta de se desafiar a si próprio e para quem ambiciona sempre mais!
Foi-se preparando aos poucos, participando semana após semana no Europarque Running, sentindo-se cada vez mais motivada e preparada para correr a Meia Maratona da Primavera. E assim o fez, alcançando a 12ª posição no escalão Veterana F35, com o tempo 02:08:36!
Continua a ser uma participante assídua do Europarque Running, uma inspiração para alguns, e não deixa escapar um treino que seja na nossa companhia. Liderada pelo desafio e pela própria superação, a Teresa continua, domingo após domingo, a treinar lado a lado connosco.
Assim é a magia da superação!