Primeira medalha lusa do Europeu de Dublin conquistada pelo atleta da Feira Viva – Ivo Rocha
Foi nos 100 bruços (S5) do Europeu WPS Dublin 2018 que Ivo Rocha da Feira Viva Natação Adaptada garantiu o primeiro lugar português no pódio deste Campeonato, conquistando o bronze e o recorde nacional de 1.44,25 minutos, tendo sido apenas superado pelo espanhol Antoni Ponce (1.29,85) e pelo italiano Marco Dólmin (1.41,36). Segundo se pode ler ainda no site da FPN, “Ivo Rocha assegurou um lugar na final (18.19) dos 100 bruços (S5) com 1.48,09, terceiro tempo dos finalistas.”.
De resto, nas palavras do nadador feirense, este “é o melhor resultado de oito anos na minha carreira de nadador. Há muto que sonhava com uma medalha em grandes campeonatos. Estou muito feliz por o ter conseguido. Surgi em Dublin com o 5.º tempo entre os inscritos, a concorrência era muito forte, mas tinha este sonho e consegui concretizá-lo hoje. Mas tenho de o dizer que este resultado e as três finais em quatro provas em que participei é fruto de muito trabalho individual, mas também de toda a equipa que me apoia, a minha treinadora Carla Cardoso, à fisioterapeuta Cláudia Pato, ao meu clube e claro à federação. Quanto ao Europeu e à nossa seleção tem corrido muito bem. Temos marcado presença em muitas finais o que mostra o bom trabalho que temos realizado. Falta-me agora participar nos 50 mariposa, que não é a minha especialidade, mas vou tentar bater o recorde nacional e ir á final.”
Ainda no dia de ontem, o outro atleta da Feira Viva a participar no Campeonato de Dublin, Ruben Linhares, garantiu a presença na final dos 50m livres com um tempo de 29,53 segundos, tendo assegurado o 5º melhor tempo daquela prova.