Nova geração da Feira Viva nos Jogos Paralímpicos Europeus

Os atletas da Feira Viva Natação Adaptada, Rodrigo Patrício e Samuel Duarte, vão representar as cores nacionais na Finlândia, e o Município congratula-se por contar com dois jovens atletas da equipa a representar o país.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, afirma que “a convocatória de Rodrigo Patrício e Samuel Duarte para os Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude em representação das cores nacionais demonstra a aposta do Município ao mais alto nível desportivo. É um enorme orgulho ver nascer uma nova geração de atletas de elite da Feira Viva Natação Adaptada, que seguramente honrarão o nosso país e o nosso concelho.”

A Federação Portuguesa de Natação convocou Rodrigo Patrício (FVCD) para competir nos 100 Livres e 100 Costas, e Samuel Duarte (FVCD), nos 100 Livres, 200 Livres, 400 Livres, 100 Costas, 100 Mariposa e 200 Estilos nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, que decorrem de 27 de junho a 4 de julho em Pajulhati, na Finlândia.

Carla Cardoso, diretora técnica da Feira Viva Natação Adaptada, explica que esta é uma aposta na nova geração de atletas da equipa e a primeira vez que os dois competem numa prova internacional. “Claro que sabemos que o facto de estarem a representar o país acresce responsabilidade ao desempenho e também a circunstância de conhecerem os seus adversários internacionais pela primeira vez, mas a minha expetativa é que desempenhem o seu melhor, já que em termos de treino vão estar confiantes e na sua melhor forma”, afirma.

A treinadora revela que esta primeira prova internacional é importante para que se perceba a performance dos atletas em cada estilo, razão pela qual Samuel Duarte vai nadar em todas as provas dos Jogos.

De recordar que os nadadores da equipa da Feira Viva Natação Adaptada, Ana Castro e Ivo Rocha também estão convocados para o Campeonato do Mundo WPS Madeira 2022, que decorre entre os dias 8 a 19 de junho no Funchal.