Meia Maratona da Primavera convida “embaixadores da superação” a dar o mote da nova edição
É um dia dedicado à Primavera, ao desporto e à família. “Superação” é a palavra de ordem da 3ª Meia Maratona da Primavera que está de regresso a Santa Maria da Feira já no próximo dia 23 de março. Depois de reunir milhares de atletas em 2023, o Europarque volta a ser ponto de encontro para mais de 1500 amantes do desporto de todas as idades.
Partida, largada… Primavera! O tempo passa a correr e a um “sprint” de mais uma edição da Festa do Desporto de Santa Maria da Feira, a Cidade dos Eventos prepara-se para voltar a ser a Cidade do Desporto, da Primavera e da Superação. Com um percurso tão desafiante quanto competitivo, os 21km da Meia Maratona da Primavera prometem ser a dose ideal de desafio e superação para começar com o pé direito a nova estação do ano.
Com partida e chegada no Europarque, a Meia Maratona vai abranger um percurso que liga Rio Meão ao Rossio de Santa Maria da Feira com passagem pela Ciclovia do Cáster. Um percurso semelhante ao do ano passado que sagrou Paulo Paula como mais recente vencedor da Meia Maratona da Primavera, sucedendo a Artur Rodrigues.
O maratonista olímpico recorda o que significa participar na corrida feirense, uma prova “muito diferente do habitual”. “A Meia Maratona da Primavera é um desafio interessante porque mistura força, resistência e velocidade, mas ao mesmo tempo é uma prova muito próxima da natureza e onde todos os participantes têm uma presença muito forte e motivadora. Tudo isto faz com que esta seja a prova ideal para qualquer atleta se superar a si mesmo”, garante o atleta.
Paulo Paula é o atual vencedor e recordista da Meia Maratona da Primavera
Por estar no Brasil a preparar a participação nos Jogos Olímpicos de 2024, Paulo Paula não estará presente na 3ª Meia Maratona da Primavera, contudo, o atual recordista da prova, com um tempo de 01h05m23s, deixa a promessa… e o desafio: “Para o ano estarei aí para bater o meu recorde, assim como espero que alguém o faça este ano”.
Um apelo ao esforço e à determinação que se encaixa no mote da mais recente edição da prova: “embaixadores da superação”.
Os últimos são os primeiros “Embaixadores da Superação”
Foram os últimos atletas a cruzar a meta, mas os primeiros a ficar na história da resiliência e da superação.
Símbolos do desporto em estado puro, estes “embaixadores da superação” mereceram a atenção da Meia Maratona da Primavera, que lhes lançou o desafio de se superarem novamente esta Primavera. Neste sentido, foram convidados os atletas Tiago Oliveira, Sílvia Soares, Hélder Silva e Orquídea Gomes, últimos atletas a cruzar a meta da 2ª Meia Maratona da Primavera e do Troféu Europarque Running do ano passado.
Como recompensa da sua perseverança e incentivo para novas conquistas, foi enviado a cada um destes atletas um kit composto por: um voucher equivalente a uma pulseira para a XXVII Viagem Medieval, um voucher de entrada no Zoo de Lourosa, um pin do Castelo de Santa Maria da Feira e 3 entradas para o HMC Sports Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira, válidas para piscina regime livre, ginásio e aulas de grupo abertas.
Tiago Oliveira e Orquídea Gomes são dois dos quatro “Embaixadores da Superação”
O primeiro atleta a aceitar o desafio foi Tiago Oliveira, último atleta a cruzar a meta da 2ª Meia Maratona da Primavera, prova que se predispôs a terminar. Para a história fica a determinação de um atleta que nunca desistiu de lutar pelo seu objetivo. “Fica um sentimento de dever cumprido e realização pessoal por saber que me superei e concretizei aquilo que me tinha predisposto a fazer”, garante Tiago Oliveira.
Também Orquídea Gomes, última participante a cruzar a meta do Troféu Europarque Running, garante que “ficam as memórias para a vida”, não escondendo a felicidade de ter cumprido o objetivo a que se desafiou: completar os 8km do Troféu Europarque Running.
Uma Festa para toda a família!
E porque a Meia Maratona da Primavera é a Festa do Desporto, mas também da Família, vão estar disponíveis, das 14h às 18h, atrações gratuitas para todas as idades, no Europarque.
Uma parede de escalada, insufláveis, pinturas faciais, Air Bungee, Bumper Balls e ainda massagens posturais e ateliers promovidos pelas Termas de S. Jorge, vão pautar de alegria e diversão a tarde do dia 23 de março. Num dia especial dedicado à família, também as mascotes de Perlim vão fazer as delícias dos mais novos num dia repleto de surpresas para todos os gostos.
À mesma hora e no mesmo local da Meia Maratona, também se realiza o Troféu Europarque Running, uma prova mais curta (10km), mas igualmente desafiante, com o objetivo de levar novos atletas a experimentar a vertente competitiva.
Outra das novidades da 3ª edição da Meia Maratona da Primavera é o Troféu Kids, que, a partir das 14h, promete levar a emoção do desporto a mais de 80 jovens atletas. Para envolver toda a comunidade e as famílias na prática desportiva, haverá igualmente, a partir das 15h30, a Caminhada de 6 km.
Por ser uma prova de incentivo à prática desportiva, a Meia Maratona da Primavera não contará com prémios monetários. Em vez disso, os primeiros três classificados da Meia Maratona poderão usufruir de experiências promovidas pelo Hotel Douro Suites de Baião e pelo Restaurante LAGO. Para mais informações sobre a 3ª Meia Maratona da Primavera, consulte o site: www.experience.europarque.pt.