Filipa Reis arrecada quatro medalhas e quatro Recordes Nacionais do Europeu
Filipa Reis conquistou duas medalhas de prata, duas de bronze e quatro Recordes Nacionais no European DSISO Swimming Championship Pádua 2023.
A nadadora da Feira Viva Natação Adaptada sagrou-se vice-campeã europeia nos 1500 metros Livres, com o tempo de 27.59,74 e também ganhou a medalha de prata na estafeta de 4×100 estilos, com o tempo de 6.29,98. Filipa Reis somou ainda duas medalhas de bronze, nos 800 Livres, com o tempo de 14.51,01, e outra nos 400 Estilos com o tempo de 8.32,48 minutos.
A atleta da Feira Viva atingiu ainda quatro Recordes Nacionais nos 400 Livres, com o tempo de 7.04,36, nos 800 Livres, com o tempo de 14.51,01 minutos, nos 1500 Livres, com o tempo de 27.59,74 e nos 200 Livres, com o tempo de 3.27,66 minutos. A nadadora ainda conseguiu a qualificação para a Final aos 200 Estilos, com o tempo de 3.58,09, que terminou em quinto lugar.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, afirma que a atleta do concelho “é, sem dúvida, uma das grandes promessas portuguesas da natação adaptada. Defende com uma admirável resiliência e superação as cores da bandeira nacional, o que me enche de orgulho enquanto presidente de Câmara e presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Feira Viva, mas sobretudo enquanto feirense e cidadão português”.
O autarca, adianta que “as medalhas e os recordes nacionais que arrecadou neste Europeu vêm confirmar e reforçar a sua estreia digna e promissora no Mundial de 2022, em representação da Seleção Nacional. Tenho a certeza de que este é apenas o começo de um longo percurso e que serão muitas as alegrias que continuará a dar à Feira Viva – Natação Adaptada, a Santa Maria da Feira e a Portugal.”
Paulo Sérgio Pais, Diretor Geral da Feira Viva, realçou que a Filipa Reis “excedeu as expectativas e está num processo crescente em termos de performance desportiva. O nosso lema é o melhor ainda está por vir”, acrescenta. O Diretor da Feira Viva sublinha ainda a “dedicação e esforço” da atleta. “A Filipa é um exemplo para toda a equipa da Feira Viva e para os desportistas do concelho”, afirma.
Carla Cardoso, a diretora técnica da Feira Viva Natação Adaptada, mostrou-se muito satisfeita com a prestação da atleta. “A Filipa trabalhou imenso para obter este resultado, e trabalhou numa altura em que toda a gente estava de férias, o clube providenciou sempre a piscina de 25 metros para o treino, e a Federação Portuguesa também conseguiu que treinássemos na piscina de 50 metros de Campanhã, e esta disponibilidade para o treino é determinante para este resultado”, adianta. Carla Cardoso realça a maturidade demonstrada pela atleta durante o campeonato europeu ressalvando a importância de ter a família a apoiá-la em Itália.
Neste momento, a nadadora terá uma semana de férias, e depois regressa ao trabalho, desta vez para o Mundial. A treinadora afirma que Filipa vai treinar para “manter o foco e ser selecionada para a equipa de oito nadadores portugueses que serão selecionados para representar Portugal no Campeonato do Mundo que se realizará na Turquia em março de 2024”, afirma.