Feira Viva Natação Adaptada conquista 1º lugar no último torneio da época
A equipa da Feira Viva Natação Adaptada venceu o III Torneio de Natação Adaptada de Carregal do Sal, o último da época de 2022/2023, que decorreu no passado fim-de-semana.
Carla Cardoso, diretora técnica, faz um balanço muito positivo da época da equipa de Natação Adaptada, lembrando que a Feira Viva ficou na segunda posição dos femininos do Campeonato Nacional Geral e na terceira posição dos masculinos.
“Conseguimos a classificação funcional internacional do Samuel Duarte e Rodrigo Patrício, o que significa que podem trabalhar para o apuramento para a seleção nacional a partir de agora”, adianta a treinadora da Feira Viva que sublinha ainda a importância dos tempos mínimos para os Jogos Paralímpicos de Paris alcançados por Ivo Rocha, no WPS World Series Great Britain, nos 200 Livres.
Mas se para a maior parte da equipa a época termina aqui, para os atletas que vão representar Portugal ainda há um enorme trabalho pela frente. Filipa Reis regressou agora de férias e já se está a preparar para o Campeonato da Europa de Natação DSISO 2023, que se realiza de 3 a 10 de setembro, em Pádua (Itália). Ana Castro e Ivo Rocha estão na reta final da preparação para o Campeonato Mundial de Natação Adaptada que terá lugar em Manchester (Grã-Bretanha), de 31 de julho a 6 de agosto. “Somos uma equipa com várias dinâmicas e temos de gerir os diferentes momentos competitivos de todos os atletas”, explica a treinadora.
Para coroar esta época, a Feira Viva Natação Adaptada foi a vencedora do primeiro prémio da Bolsa de Desporto Adaptado da Coloplast. “O facto de termos ganho é um reconhecimento do nosso trabalho e da nossa génese como equipa, de superação, união e companheirismo”, resume Carla Cardoso.