Feira Viva eleita equipa do ano na Gala ANCNP 2022
A equipa da Feira Viva arrecadou nove prémios, entre os quais o de melhor equipa do ano de Natação Adaptada, na Gala ANCNP. O evento, que distinguiu as principais figuras da associação de natação do centro e norte do país da época 2021/22, realizou-se no passado sábado dia 26 de novembro, no Auditório Renato Araújo da Universidade de Aveiro.
Chegar, ver e vencer. Eram 11 as nomeações da equipa de Santa Maria da Feira para a gala patrocinada pela Associação de Natação Centro e Norte de Portugal e foram nove as categorias vencidas.
O nadador paraolímpico, Ivo Rocha, foi distinguido como Melhor Nadador Sénior NA S1-S10, Raquel Rocilio foi eleita Melhor Nadadora Sénior NA S14 e a atleta Filipa Reis saiu vencedora na categoria de Melhor Nadadora Sénior NA S21. João Barge Andrade arrecadou o prémio de Melhor Nadador Esperança NA S21 e os atletas feirenses Samuel Duarte e Rodrigo Patrício dividiram votações na categoria de Melhor Nadador Sénior NA S14 e terminaram empatados.
Numa tarde de boa memória para a formação de Santa Maria da Feira, coube a Ana Filipa Castro assumir o papel de destaque ao conquistar os prémios de Nadadora do ano NA e, ainda, Melhor Nadadora NA Sénior S1-S10.
Muito satisfeita com distinções individuais e coletivas, a atleta feirense aponta para o que ambos os resultados significam para a equipa: “responsabilidade”. “Os prémios são sempre importantes porque são uma recompensa do nosso trabalho, mas também representam um grau de responsabilidade elevado para o que temos que fazer no futuro para continuarmos a estar à altura”, garante.
Quanto ao prémio de Nadadora do Ano, Ana Filipa Castro não esquece a colega de equipa, Filipa Reis, e confessa que o prémio “assentaria bem em qualquer uma das duas”: “Tivemos anos muitos parecidos ao nível de treino e competições internacionais por isso tanto eu como ela podíamos ter ganho, teria sido justo tanto para uma como para outra”. Ainda assim, o mais importante é o coletivo: “Quando uns estão bem acabam por influenciar e motivar os outros e isso é muito importante para o grupo”.
Para Carla Cardoso, treinadora da Feira Viva Natação Adaptada, os resultados da Gala ANCNP e o prémio de Equipa do Ano NA de 2022 são a prova que a equipa “está a evoluir na direção certa”: “Trabalhamos muito para conseguirmos os melhores resultados desportivos possíveis, esse é o nosso foco. Os prémios surgem por acréscimo como recompensa do nosso esforço”.
O foco da equipa de Santa Maria da Feira está agora em terminar o ano civil ao mais alto nível com a conquista do Campeonato Nacional de Inverno, assegura a treinadora: “Queremos muito ser campeões de Inverno, esse é o nosso foco neste momento”.
A equipa da Feira Viva volta a entrar em ação dia 03 e 04 de dezembro no Campeonato Regional de Inverno na Póvoa de Varzim onde vai participar como equipa extra com 19 nadadores.