Troféu das Fogaceiras regressa para a XIª edição com recorde de participantes
17 clubes, 142 nadadores e um recorde de participantes. Dia 1 de fevereiro todas as braçadas vão dar ao HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais de Santa Maria da Feira para a XIª edição do Troféu das Fogaceiras.
Vêm dos Açores, de Coimbra, de Vila do Conde e de várias partes do país para o torneio que une tradição e desporto em Santa Maria da Feira. Uma edição histórica que bate o recorde de participantes e confirma o Troféu das Fogaceiras como uma referência nacional da natação adaptada.
A XIª edição regressa com uma forte componente competitiva, reunindo nadadores filiados na Federação Portuguesa de Natação (FPN), em participação individual ou em representação de clubes e outras entidades filiadas, num torneio que celebra o talento, a superação e o desporto adaptado.


A primeira sessão do torneio inicia-se às 09h30, ao passo que a segunda sessão tem início às 15h30, seguindo-se a cerimónia protocolar de entrega de prémios.
No ano passado, a Feira Viva Natação Adaptada brilhou ao mais alto nível e somou um total de 508 pontos para renovar o título de campeã à frente da Associação de Desporto Adaptado do Porto (ADADA), 440 pontos, e Alhandra Sporting Club, 388 pontos.
A equipa de Santa Maria da Feira conquistou ainda quatro recordes nacionais. Rodrigo Patrício (S14) foi a figura de maior destaque, tendo sido responsável por apontar três novas marcas aos 100m Costas, 200m Costas e 100m Bruços. Samuel Duarte (S14) completou a lista de recordes nacionais da equipa de Santa Maria da Feira ao estabelecer a nova marca nacional aos 400m Livres.


Para além da Feira Viva Cultura e Desporto, irão participar também: O Castro, Alhandra Sporting Club, Associação Desporto Adaptado do Porto, Associação Paralisia Cerebral Coimbra, AP Vila D’Este, Bombeiros de Ponta Delgada, Clube de Propaganda da Natação, Clube Fluvial Portuense, Clube Fluvial Vilacondense, Clube Sport Algés e Águeda XXI, Escola Carregal do Sal, Futebol Clube de Ferreiras, FC Porto, Olhar21, Sporting Clube de Aveiro e Sporting Clube de Espinho.

