Filipa Reis eleita melhor nadadora do ano de natação adaptada da FPN
Uma distinção de melhor nadadora do ano de natação adaptada da Federação Portuguesa de Natação (FPN), quatro Medalhas de Ouro, uma Medalha de Prata e quatro novos recordes nacionais. Assim foi o fim de semana que ditou o regresso à competição da Feira Viva Natação Adaptada. Entre Viana do Castelo e Póvoa de Varzim, a equipa de Santa Maria da Feira volta a dizer “presente” no que a vencer prémios e bater recordes diz respeito.
A FPN realizou no passado sábado (4 de novembro) a Gala de Natação 2023 na Quinta da Presa, em Viana do Castelo, naquele que foi o momento de distinção dos melhores atletas nas suas disciplinas na época de 2022/23.
Numa Cerimónia que teve como ponto alto a atribuição dos galardões aos melhores das suas áreas e disciplinas na época de 2022/23, a atleta da Feira Viva Natação Adaptada, Filipa Reis, foi eleita a melhor nadadora do ano de natação adaptada da FPN.
Um “prémio merecido” que reflete a qualidade da evolução de Filipa Reis, afirma a treinadora da Feira Viva Natação Adaptada, Carla Cardoso: “Ficamos muito felizes porque este prémio traduz o reconhecimento dos pares em relação ao trabalho que a Filipa tem vindo a desenvolver”.
Para Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da empresa municipal Feira Viva, o título de melhor nadadora do ano de natação adaptada assenta bem na atleta feirense: “É o corolário de um trabalho quase perfeito onde se destacam a Filipa, a família da Filipa e os diferentes elementos da equipa técnica”. “É um orgulho para todos”, garante.
Para Santa Maria da Feira vieram também quatro distinções de Medalha de Ouro para o clube Feira Viva Natação Adaptada, para os atletas Ivo Rocha e Ana Castro e para a treinadora, Carla Cardoso. Em causa estão os resultados desportivos alcançados no Mundial do Funchal em 2022. Pelos resultados obtidos no Campeonato do Mundo DSISO em Albufeira (2022), Filipa Reis foi também distinguida com a Medalha de Prata.
Distinções que enchem de orgulho a treinadora da Feira Viva, especialmente pelo que representam para a evolução da natação adaptada. “É muito gratificante para a modalidade (natação adaptada) e para a sua evolução termos recebido estas distinções por parte da FPN na Gala de Natação, entre as mais altas figuras da natação portuguesa”, destaca Carla Cardoso.
4 recordes nacionais para abrir a época 2023/24
Nova época, a mesma ambição. No mesmo fim de semana da Gala de Natação 2023, a Feira viva Natação Adaptada deu as primeiras braçadas da temporada 2023/24. No Campeonato Territorial de Inverno, a Feira Viva bateu 4 recordes nacionais e trouxe da Póvoa de Varzim indicações muito positivas para o Campeonato Nacional.
O fim de semana de 4 e 5 de novembro marcou o regresso à ação da Feira Viva Natação Adaptada. O Campeonato Territorial de Inverno de natação adaptada foi a competição que colocou à prova os atletas da Feira Viva que responderam ao mais alto nível estabelecendo 4 novas marcas nacionais.
Numa prova teste de preparação para o Campeonato Nacional a 25 de novembro, Leonardo Silva foi o primeiro de três atletas de Santa Maria da Feira a bater um recorde nacional. Aos 100 metros Costas (S4), o atleta da Feira Viva estabeleceu um tempo de 3.48,43.
Samuel Duarte bateu o recorde nacional aos 200 metros Mariposa (S14) com o tempo de 2.49, 55. De regresso depois de três semanas em estágio de altitude em Andorra, também Ana Castro bateu dois recordes nacionais aos 800 metros e 1500 metros (S8).
Num fim de semana sem expectativas, fica na memória a boa resposta da equipa com um objetivo em mente: o Campeonato Nacional. “Com esta competição queríamos essencialmente perceber em que ponto estamos da nossa evolução e dar ritmo competitivo aos nossos atletas. O nosso foco neste momento é o Campeonato Nacional e queremos que os nossos nadadores cheguem lá no seu pico de forma”, conclui a treinadora da Feira Viva Natação Adaptada, Carla Cardoso.